domingo, 13 de julho de 2008

O poder da negociação nas organizações



Em todos os momentos do nosso cotidiano estamos em negociação, sejam com nossos familiares ou amigos, e isso se estende a vários estabelecimentos que pisamos. A negociação é extremamente importante e fundamental para as organizações, principalmente quando for uma negociação inteligente e bem proveitosa. Mas para obter êxito em uma negociação é preciso conhecer alguns atalhos.


Talvez o principal segredo de uma boa negociação é, antes mesmo de expressar idéias e planos, saber ouvir atentamente o outro lado, pois nele podem existir informações valiosas que possam influenciar na sua proposta. A negociação exige uma preparação que defina objetivos e o conhecimento do produto ou serviço que esteja em pauta assim como o conhecimento do cliente.

Outras vantagens a destacar são a facilidade de expressão e o comportamento diante de um cliente ou comprador. É preciso ter muito cuidado com os gestos e a posição das mãos, pois isso pode demonstrar insegurança e incerteza.

Portanto em uma conversação que se destaca esse tipo de postura pode se resultar em um excelente negócio para a empresa. Com isso é possível que as mesmas invistam mais em profissionais com essa capacidade de negociar qualificando-os e permitindo alçadas para que seja possível a concretização de uma negociação sem que haja interrupções ou impedimentos, o que traz o risco de não obter o sucesso.

Com tudo, relaciono aqui algumas características que considero importantes no negociador:
-Saber ouvir;
-Capacidade de resolver problemas;
-Pensar sob pressão;
-Inspirar confiança;
-Contra-argumentar;
-Persuasão;
-Tomar decisões;
-Preparar estratégias;
-Perceber intenções;
-Raciocínio lógico;
-Explorar interesses.

“Saber negociar faz diferença”


Texto: Tiago Pizzamiglio

Um comentário:

Lucas Matias disse...

Texto bakana Spigaaa
gostei do conteúdo
negociar tb eh arte
falou

Lucas